Confira as universidades com maiores audiências no Facebook

Universidade Federal do Paraná (UFPR) lidera no número de curtidas no Face

faceA interação com os diversos públicos por meio dos canais eletrônicos como os sites e as redes sociais, o que inclui o Facebook  é realidade para as instituições públicas. Nas universidades federais estes recursos são utilizados para informar e dialogar com a sociedade e configuram instrumentos que propiciam o acesso à informação.

Neste cenário, monitorar o trabalho desenvolvido nestes meios é fundamental para aprimorar as ações de comunicação com a sociedade. 

Considerando este quadro, o jornalista Cristiano Alvarenga organizou uma série de publicações visando  contribuir para o monitoramento do desempenho das universidades federais nas mídias digitais e nos canais de acesso à informação. Na primeira das cinco reportagens da série “Transparência, Informação e Comunicação nas Universidades Federais”, que será publicada diariamente a partir desta segunda, 19/09. A primeira pesquisa retrata o quadro da audiência das instituições no Facebook.

Além de apresentar a classificação por número de fãs das páginas também foi mensurado o item “pessoas falando sobre isso”. A diferença das duas medições é que o número de curtidas representa um processo histórico, cumulativo e com tendência de constante crescimento. Já o indicador “pessoas falando sobre isso” está relacionada a interação com as publicações da página nos últimos 28 dias, com atualização diária e sem dependência direta com o número de curtidas. Vamos aos dados! 

UFPR lidera audiência no Facebook

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a instituição com mais fãs no Facebook entre 63 as universidades federais, com 143.981 curtidas (dados apurados em 01/09/2016). A segunda colocação é ocupada pela Universidade Federal do Pará (UFPA) que liderava o ranking até a última apuração de dados, em janeiro de 2016. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) completa o “pódio” da audiência das universidades federais na rede social mais acessada no mundo. Confira as páginas das universidades com mais acesso no Facebook.

  1. Entrar no Face da UFPR
  2. Entrar no Face da UFPA
  3. Entrar no Face UFMG

A pesquisa apontou a existência de 60 páginas oficiais das instituições no Face. Apenas as federais de São Carlos (UFSCar), do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) não participaram do levantamento, pois não foram encontradas os endereços oficiais. No total as universidades federais receberam 1.925.118 curtidas, média de 32.085.

Fatores da liderança

O crescimento da UFPR no ranking está diretamente relacionado ao bom desempenho nos últimos oito meses. Em janeiro de 2016, a universidade paranaense  ocupava a terceira posição, no entanto os 42.295 novos seguidores obtidos no período, o melhor desempenho entre as universidades, propiciou um salto na classificação.

A pesquisa é quantitativa, no entanto, é possível apontar algumas qualidades que explicam a liderança da UFPR. O crescimento no número de seguidores é reflexo de uma série de ações que unem prestação de serviço, informação proativa e utilização de diversos recursos possibilitados pela rede social. As iniciativas geram compartilhamentos, comentários e ampliam o alcance das publicações e, consequentemente, a audiência da página.

Pessoas falando sobre…

O outro indicador apresentado na pesquisa é o “Pessoas falando sobre isso…”, que traz dados sobre a audiência atualizados, de pessoas que estão interagindo com as publicações ou até que mencionaram a página.  Importante ressaltar que o número de curtidas, por si só, não influencia esses dados. A interação das pessoas com as publicações, com compartilhamentos, comentários e citações sobre a universidade são determinantes.

Neste cenário é possível que o número de curtidas seja inferior ao de “Pessoas falando sobre isso”. A Universidade Federal de Viçosa (UFV),  que liderava o indicador na apuração de 01/09, exemplifica essa situação. Com 26.951 curtidas e 35.939 interações.

A pesquisa apresentou a UFPR, líder no número de curtidas, aparece na segunda colocação no indicador “pessoas falando sobre isso”, com 24.447. Na sequência a UFPA (12.886) e Universidade Federal da Bahia (UFBA), 10.018, completam a lista das instituições que ultrapassaram a barreira das 10 mil interações.

Ao analisar os dados relacionados à”pessoas falando sobre isso” é preciso considerar se há alguma situação especial ou publicação que influencie os números. Assim, a oscilação é maior em comparação aos números relacionados às curtidas na página.

Na pesquisa com as universidades federais foram contabilizadas 219.163 “pessoas falando sobre isso”, média de 3.653 por instituição.

Comparativo

Para facilitar a pesquisa aos dados está disponibilizado um gráfico dinâmico com possibilidade de comparar duas universidades. Tal ferramenta contribui para análise dos dados no comparativo com instituições de porte similares, por exemplo, ou ainda observar o desempenho de instituições da mesma região.

E aí? Qual a sua avaliação sobre a pesquisa? Envie seu comentário ou entre em contato. 

Confira a série de publicações da série “Transparência, Informação e Comunicação nas Universidades Federais”:

1) Audiência das Universidades Federais no Facebook (19/09)
2) Transparência – Ranking do Acesso à informação (20/09)
3) Audiência dos portais institucionais (21/09)
4) Caminho até os portais institucionais (22/09)
5) Os profissionais de comunicação nas universidades federais (23/09)

Imagem: http://br.freepik.com/

Confira as universidades com maiores audiências no Facebook
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *