Meio de comunicação das universidades nos documentos de autoavaliação

Para verificar quais os meios de comunicação são utilizados pelas universidades federais, a pesquisa considerou as citações dos respectivos instrumentos de comunicação nos relatórios de Autoavaliação. Foram consideradas 11 questões para verificação: Quatro relacionadas aos meios tradicionais de comunicação (Rádio, Televisão, Jornal Impresso e Revista); outras quatro vinculados às mídias eletrônicas (Redes Sociais, Sites, Intranet e Boletim Eletrônico); dois itens referentes ao vínculo com outras instituições (Capes WebTV e Rede IFES) e um ligado à comunicação interna (Jornal Mural).

No resultado geral dos meios de comunicação utilizados pelas universidades federais, a partir, das citações nos Relatórios de Autoavaliação, o portal institucional ou site foi o mais mencionado, com 70,7%.

Cabe ressaltar que é de notório saber que todas as universidades pesquisadas possuem um portal institucional, no entanto, os dados do estudo referem-se somente às citações no Relatório de Autoavaliação.

O Jornal Impresso foi citado em 48,3% dos documentos, seguido das Redes Sociais com 43,1%. A utilização do Rádio como meio de comunicação atingiu 37,9% e a Televisão 36,2%. A Intranet foi mencionada por 19% das universidades. Revista, Boletim eletrônico (ou Newsletter) e o Jornal Mural foram citados por 15,5%. Completam a lista a Capes WebTV e a Rede IFES com 3,5% cada.

Meios de Comunicação das universidades federais citadas nos documentos de autoavaliação (%)

instrumentos_comunicacao


A pesquisa sobre a utilização dos meios de comunicação pelas universidades federais também mensurou os dados por instituição. A UFG obteve destaque ao mencionar a utilização de nove dos 11 itens avaliados (o que corresponde a 81,8%). A UFMT com 72,7% e a UFRGS, 63,6%, completam a lista das três universidades que relatam a utilização de instrumentos de comunicação ponderados neste estudo.Fonte: Elaborado pelo autor.

Na outra ponta, oito instituições não citaram nenhum dos itens pesquisados, o que pode indicar duas situações: 1) a inexistência do setor de Comunicação ou 2) a falta de critério na elaboração do Relatório de Autoavaliação Institucional.

Utilização dos instrumentos de comunicação, por universidade  (%)

meios_por_universidade

 

Avalie!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *