Início » Portifólio » Jornalismo de dados na prática: o SiSU e a divulgação das notas de corte

Jornalismo de dados na prática: o SiSU e a divulgação das notas de corte

notas de corte sisu

Está aberto o período de inscrições do SiSU (Sistema de Seleção Unificada). Período importante para os candidatos a uma vaga no ensino superior e propício para utilizar técnicas de jornalismo de dados para divulgar as parciais das notas de corte.

A classificação dos participantes no SiSU é baseada na nota obtida no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Durante o período de inscrições são divulgadas, diariamente, parciais das notas de corte. Os candidatos devem acompanhar esses dados para embasar a escolha do curso e a respectiva instituição.

É com base neste contexto que criei infográficos dinâmicos e interativos com as notas de corte parciais do SiSU 2021/1. Os dados são atualizados diariamente e permite o comparativo rápido e temático. São cinco infográficos, com as seguintes informações:

  • Notas por instituição;
  • por curso;
  • por cidade;
  • por modalidades (cotas e ações afirmativas) e;
  • histórico de notas por dia.

A intenção é propiciar ao estudante a realização de comparativos de notas de cortes entre as instituições, em cursos específicos e até mesmo por cidade. Outra possibilidade é fazer a consulta por modalidade de cotas e ações afirmativas. Também é possível pesquisar o histórico das notas de corte em determinado curso desde o início das inscrições.

Além das notas de corte e nome do curso informações como turno, campus e grau estão disponíveis. Para consultar esses dados basta posicionar o cursor na barra de pontuação.

Notas de corte por instituição

Notas de corte por curso

Notas de corte por cidade

Notas de corte por modalidades de cotas

 

Histórico de notas de corte por curso (atualização diária)

 

Compartilhar infográficos

Os infográficos foram criados na plataforma Tableau. Os dados foram obtidos diretamente na página oficial do SiSU utilizando técnicas de raspagem de dados.

O material pode ser reproduzido em websites e redes sociais desde que citado a fonte e o respectivo link para a publicação original.

Os dados (ou códigos) de compartilhamento podem ser obtidos em cada um dos infográficos, conforme imagens abaixo:

Clique no ícone destacado

Copie o código e compartilhe

Inscrições SiSU 2021/1

As inscrições para o SiSU estão abertas até o dia 14 de abril, data em que será publicada a última atualização das notas de corte parciais.

O resultado será divulgado no dia 16 de abril.

1 comentário em “Jornalismo de dados na prática: o SiSU e a divulgação das notas de corte”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *