Início » Portifólio » Notas de corte Sisu em infográficos dinâmicos e interativos

Notas de corte Sisu em infográficos dinâmicos e interativos

notas de corte sisu

Mais um projeto saindo do forno. Desta vez sobre as notas de corte do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) uma das principais portas de entrada para o ensino superior brasileiro.

O processo de seleção para ingresso nas instituições de ensino superior via Sisu é feito a partir das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Universidades, institutos federais e faculdades de todo o Brasil disponibilizam vagas para ingresso no processo de seleção do Sisu.

Mas qual a nota necessária para garantir uma vaga na universidade?

Foi com o intuito de responder essa questão que criei os infográficos dinâmicos e interativos.

É claro que a nota varia ano a ano, conforme o desempenho dos candidatos concorrentes. No entanto, ao olharmos para o retrovisor, nas edições anteriores, é possível verificar qual a média histórica para conseguir uma vaga.

Considerando este cenário criei três infográficos interativos para visualização das notas de corte de todos os cursos  com vagas ofertadas no Sisu. O projeto é similar à série que publiquei em 2020 com as atualizações diárias das notas de corte do Sisu.

Notas de corte por instituição

O primeiro focado nas vagas ofertadas por instituição facilita a pesquisa para os candidatos que já definiram onde estudar, mas tem dúvida em relação ao curso. Aqui, é possível comparar as notas de corte de cada curso, em determinada instituição.

A consulta é feita inicialmente para ampla concorrência, no entanto, é possível pesquisas as notas de corte para as diversas modalidades de cotas.

Também é possível fazer a consulta por nota de corte, ou seja, ao digitar a nota que obteve o candidato consegue visualizar quais os cursos daquela instituição ele conseguiria a vaga.

Os candidatos podem filtrar as notas por cidade ou campus. Oportunidade de comparar os diversos cursos de uma instituição que estão localizadas no mesmo município.

Notas de Corte por Curso

No segundo infográfico o protagonismo está no comparativo das notas de corte em determinado curso. Neste caso, o objetivo é contribuir com estudantes que já escolheram a carreira que deseja seguir e querem verificar as diferentes notas de corte nas instituições.

O comparativo das notas pode ser filtrado por cidade, estado e modalidade. A pesquisa por nota específica também pode ser feito.

Os infográficos são dinâmicos e interativos, ou seja, com adaptação imediata conforme a escolha do candidato.

Concorrência no Sisu

O terceiro infográfico traz os dados referentes à relação entre o número de vagas e a quantidade de inscritos. A cocnorrência de todos os cursos ofertados no Sisu é apresentada.

Neste infográfico é possível filtrar as informações por instituição, curso, campus, modalidade, cidade ou estado. A pesquisa também pode ser feita a partir da nota obtida.

Infográficos das Notas de corte Sisu

Segue abaixo o infográfico dinâmico e interativo, ou seja, que modifica os dados apresentados conforme a escolha de quem realiza a pesquisa. 

 

Como pesquisar

Ao escolher a instituição, imediatamente são apresentadas as seguintes informações:

  • Número de cursos;
  • Quantidade de vagas;
  • Total de inscritos

A priori são apresentados os dados para candidatos de ampla concorrência, no entanto, a pesquisa pode ser alterada para uma das modalidades de cotas ofertadas pela instituição ou de um curso.

A ordem dos cursos e das instituições é decrescente, das maiores para as menores notas de corte.

Ainda é possível obter informações específicas de cada curso ou instituição. Ao passar o mouse na nota são apresentadas as seguintes informações:

  • Campus
  • Cidade
  • Turno
  • Número de inscritos
  • Vagas ofertadas
  • Concorrência (relação candidato / vaga)

Processo de criação

Para fazer o infográfico dinâmico e interativo foi utilizada a base de dados disponibilizada pelo Repositório de Arquivos do Ministério da Educação.

Os dados são apresentados utilizando a plataforma do Tableau.

Reprodução do material

É permitida a reprodução do material desde que seja citada a fonte, com o link para esta página, da publicação original.

Como inserir os dados no site / blog

Segue abaixo o código que deve ser inserido:

<iframe src=”https://public.tableau.com/views/Sisu-NotasdeCorteeConcorrncia/Histria1?:language=pt&:display_count=y&publish=yes&:origin=viz_share_link” style=”border:0px #ffffff none;” name=”notas de corte sisu” scrolling=”no” frameborder=”1″ marginheight=”0px” marginwidth=”0px” height=”800px” width=”640px” allowfullscreen></iframe>

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *