Resultado da OBMEP 2017 |
Confira infográfico interativo com os destaques entre os premiados e o resultado da OBMEP 2017
O Brasil conheceu os vencedores da edição 2017 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A lista dos premiados foi publicada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). No total, foram distribuídas 7.491 medalhas para estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas brasileiras.
Para contribuir na visualização dos resultados da OBMEP 2017, o jornalista Cristiano Alvarenga elaborou um infográfico dinâmico para facilitar a visualização dos resultados.
Como a publicação é interativa, é possível fazer comparativos regionais, por cidade ou por escola. Neste contexto, há possibilidade de comparar o desempenho de duas ou mais escolas. O mesmo para a pesquisa por município, Estado ou região. Veja os filtros disponíveis no infográfico interativo:
- Tipo de escola (pública ou privada)
- Região;
- Estado;
- Cidade;
- Escola.
Confira também: a relação completa dos alunos premiados da OBMEP 2017
Veja os dados gerais da OBMEP 2017:
Resultado da OBMEP 2017: destaques
Entre os diversos premiados da OBMEP 2017 é possível identificar alguns destaques. Se considerarmos o mesmo critério de classificação da Olimpíada tradicional, a esportiva, Minas Gerais seria o líder. Vale lembrar que o primeiro critério é o número de medalhas de ouro. A quantidade de medalhas de prata e bronze, respectivamente, são utilizadas como critério de desempate.
Importante ressaltar que a OBMEP 2017 premiou estudantes em três níveis:
- Nível 1: alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental
- Nível 2: alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
- Nível 3: alunos do Ensino Médio (qualquer ano)
Premiados da OBMEP 2017: Destaques regionais
Na avaliação regional, o Sudeste é destaque com 304 medalhas douradas e 3.833 no total. A região Sul tem a segunda colocação com 121 medalhas de ouro e 1.195 no total. A região Nordeste aparece em terceiro, com 92 medalhas de ouro e 1.331 no total.
Os mineiros conquistaram 129 medalhas de ouro, considerando os três níveis de competição da OBMEP. Os estudantes das escolas de São Paulo obtiveram 116 medalhas de ouro e ficaram em segundo lugar. Completa o pódio o Rio de Janeiro, com 42 medalhas douradas.
Já entre as cidades o destaque é o Rio de Janeiro, com 31 medalhas de Ouro. Brasília e Belo Horizonte, respectivamente, fecham a lista dos três municípios com mais medalhas douradas.
Entre as escolas, as primeiras colocações ficaram com os colégios militares. O Colégio Militar de Brasília lidera com 14 medalhas douradas, seguido do Colégio Militar do Rio de Janeiro e Colégio Militar de Porto Alegre, com 11 ouros cada.