Resultado da OBMEP 2017: veja como ficou a distribuição das medalhas

175

Resultado da OBMEP 2017 | 

Confira infográfico interativo com os destaques entre os premiados e o resultado da OBMEP 2017

O Brasil conheceu os vencedores da edição 2017 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A lista dos premiados foi publicada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). No total, foram distribuídas 7.491 medalhas para estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas brasileiras.

Para contribuir na visualização dos resultados da OBMEP 2017, o jornalista Cristiano Alvarenga elaborou um infográfico dinâmico para facilitar a visualização dos resultados.

Como a publicação é interativa, é possível fazer comparativos regionais, por  cidade ou por escola. Neste contexto, há possibilidade de comparar o desempenho de duas ou mais escolas. O mesmo para a pesquisa por município, Estado ou região. Veja os filtros disponíveis no infográfico interativo: 

  • Tipo de escola (pública ou privada)
  • Região;
  • Estado;
  • Cidade;
  • Escola.

Confira também: a relação completa dos alunos premiados da OBMEP 2017

Veja os dados gerais da OBMEP 2017:





Resultado da OBMEP 2017: destaques

Entre os diversos premiados da OBMEP 2017 é possível identificar alguns destaques. Se considerarmos o mesmo critério de classificação da Olimpíada tradicional, a esportiva, Minas Gerais seria o líder. Vale lembrar que o primeiro critério é o número de medalhas de ouro. A quantidade de medalhas de prata e bronze, respectivamente, são utilizadas como critério de desempate.

Importante ressaltar que a OBMEP 2017 premiou estudantes em três níveis:

    • Nível 1: alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental
    • Nível 2: alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
    • Nível 3: alunos do Ensino Médio (qualquer ano)

Premiados da OBMEP 2017: Destaques regionais

Na avaliação regional, o Sudeste é destaque com 304 medalhas douradas e 3.833 no total. A região Sul tem a segunda colocação com 121 medalhas de ouro e 1.195 no total. A região Nordeste aparece em terceiro, com 92 medalhas de ouro e 1.331 no total.

Resultado obmep 2017
Resultado da OBMEP 2017 por região

Os mineiros conquistaram 129 medalhas de ouro, considerando os três níveis de competição da OBMEP. Os estudantes das escolas de São Paulo obtiveram 116 medalhas de ouro e ficaram em segundo lugar. Completa o pódio o Rio de Janeiro, com 42 medalhas douradas.

Premiados OBMEP 2017 por Estado
Premiados OBMEP 2017 por Estado

 

Já entre as cidades o destaque é o Rio de Janeiro, com 31 medalhas de Ouro. Brasília e Belo Horizonte, respectivamente, fecham a lista dos três municípios com mais medalhas douradas.

premiados obmep 2017 por cidade
Premiados OBMEP 2017 por cidade

Entre as escolas, as primeiras colocações ficaram com os colégios militares. O Colégio Militar de Brasília lidera com 14 medalhas douradas, seguido do Colégio Militar do Rio de Janeiro e Colégio Militar de Porto Alegre, com 11 ouros cada. 

premiados obmep 2017 por escola
Premiados OBMEP 2017 por escola

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie seu comentário
Please enter your name here