Como fazer o Currículo lattes na Plataforma Lattes CNPq

271

Você sabe como fazer o currículo Lattes na Plataforma Lattes CNPq ?

Já tem o seu Currículo Lattes? Ou quer atualizar o Lattes? Aqui pretendemos mostrar o caminho. Neste artigo vamos falar sobre como fazer o currículo Lattes na Plataforma Lattes CNPq. Ensinar passo a passo a atualizar o Lattes, fazer busca  no Lattes e um pouco da história da CNPq.

Todo pesquisador ou até mesmo candidatos a cientista tem ou terá uma experiência com a Plataforma ou Currículo Lattes como é popularmente conhecido. Neste artigo pretendo apresentar um pouco desta ferramenta essencial para a comunidade científica do país.

Vou falar um pouco sobre o conceito, como fazer o cadastro, a importância em ter um currículo e até explicar porque a plataforma tem esse nome. Também vou apresentar algumas informações referentes à base de dados. Vamos começar os trabalhos!

Plataforma Lattes

Como fazer o currículo lattes na Plataforma Lattes cnpqA Plataforma é mantida pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)que, por sua vez, está vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

No Currículo Lattes CNPq estão disponíveis bases de dados de Currículos, de Grupos de pesquisadores e de diversas instituições de ensino. Tudo isso centralizado em apenas um  Sistema de Informações.

Até mesmo outras agências de fomento (Fapesp, Fapemig, entre outras) utilizam os dados disponíveis na plataforma para desenvolver seus processos de seleção de bolsistas e pesquisadores, bem como para implementar estratégias.

Com a base de dados disponível na plataforma, o MCTI também estuda as políticas para a ciência e inovação do país.

Importância em saber como fazer o Currículo Lattes na Plataforma Lattes CNPq 

Como fazer o currículo lattes na Plataforma Lattes cnpq 2O cadastro no CNPq Lattes pode ser considerado como padrão, para marcar todas as atividades que os alunos, professores e pesquisadores  realizaram durante a sua atividade profissional.

Dados como a formação, experiência profissional, cursos de aperfeiçoamento e participações nas mais diversos eventos científicos são registrados na plataforma.



Além dos cadastros individuais a plataforma propicia também a inserção de grupos de pesquisa. Disponibiliza informações relacionadas às linhas de pesquisa de cada grupo, os setores envolvidos, as pessoas que participam entre outras informações. 

O Lattes é um verdadeiro mapa do conhecimento produzido no país. E aí, está pronto (a) para aprender como fazer o Currículo Lattes na Plataforma Lattes CNPq ? Vamos aos passos.

 

1. Acesse o site do Currículo Lattes CNPq.

 

Como fazer o currículo lattes na Plataforma Lattes cnpq 3

 

 

2. Observe a seta vermelha na imagem abaixo e clique em cadastrar.

 

Como fazer o currículo lattes na Plataforma Lattes cnpq 4

3.Na próxima página preencha a Nacionalidade (Brasileira) e responda os itens relacionados a E-MAIL e SENHA. Clique em próxima.

 

Como fazer o currículo lattes na Plataforma Lattes cnpq 5

 

4.Na próxima página são apresentados itens relacionados à informação pessoal (NOME, SOBRENOME, DATA DE NASCIMENTO, além de números de documentos). Os dados referentes a passaporte não são obrigatórios. Nesta página é possível inserir uma imagem, no entanto, não é item obrigatório.Preencha os dados e clique em próxima.

 

Como fazer o currículo lattes na Plataforma Lattes cnpq 6




5.Na página seguinte preencha todos os campos (ENDEREÇO, TELEFONE…), exceto INSTITUIÇÃO.

Como fazer o currículo lattes na Plataforma Lattes cnpq 7

 

6.Neste item são solicitadas informações referentes à Formação Acadêmica. Escolha as opções que adequam ao seu perfil e clique em próxima.

 

Como fazer o currículo lattes na Plataforma Lattes cnpq 8



 

7.Logo após são pedidas informações relacionadas à situação profissional. Responda e clique em próxima.

currículo-lattes-7

8.Logo depois são solicitadas informações relacionadas ao IDIOMA. Novamente, este item não é obrigatório. Responda e clique em próxima.

currículo-lattes-8

 

Pronto! Com as informações postadas até aqui o cadastro já está pronto. Se quiser acrescentar informações mais específicas você pode, a qualquer momento, acessar o site da Plataforma e inserir ou alterar dados.

Porque o nome Lattes

O nome faz referência e homenagem ao físico Césare Mansueto Giulio Lattes, popularmente conhecido como César Lattes. Ele foi um dos destaques da produção científica no mundo e até os dias atuais inspiram pesquisadores e estudantes.

 

Veja mais artigos de Educação

Transparência nas Universidades Federais

Audiência das Universidades no Facebook

A história do cientista é contemporânea à Segunda Guerra Mundial. No período do conflito ele iniciou estudos sobre a estrutura atômica que contribuíram para o entendimento de fenômenos como as “Bolas de Fogo”(nuvens de mésons). Segundo informações disponíveis no portal do CNPq as pesquisas de Lattes contribuíram para o desenvolvimento da “Teoria da Relatividade”, de Albert Einstein.

Ele também participou efetivamente de decisões importantes em outros setores fora da ciência, relacionados à política. Observemos a cronologia de atuação do cientista:



  • Em 1946, criou o CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas)
  • 1953 – 1955 –  Foi membro do Conselho Deliberativo do CNPq e participou efetivamente no período de instituição.
  • 1950 – 1959 – Participou da Comissão de Raios Cósmicos da União Internacional de Física Pura e Aplicada, e defendia as parcerias entre diferentes países em prol da ciência.

Comissão de Avaliação da Plataforma Lattes

Em 2005 foi criada a Comissão para Avaliação da Plataforma Lattes, com o intuito de reavaliar todo o sistema de currículos.

Uma das atribuições da Comissão é receber críticas da comunidade acadêmica que visem o aprimoramento da Plataforma Lattes e assim propor mudanças junto ao CNPq.

A Comissão original era composta pelos seguintes professores: Emílio José de Castro e Silva (UFBA), Márcia Cristina Bernardes Barbosa (UFRGS), Henrique Rozenfeld (USP), Vera Sílvia Marao Beraquet (PUC/Campinas) e também por representantes da Coordenação Geral de Informática do CNPq.

Como fazer o currículo lattes na Plataforma Lattes cnpq 9

Conheça o CNPq – Responsável pela gestão do Currículo Lattes

O CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – trabalha como agência vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações (MCTI).

Entre as principais atividades destaca-se o incentivo ao pesquisadores nacionais e apoio para o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica no Brasil.

Conheça um pouco do CNPq:

  • 65 anos de existência
  • Criada em 1951
  • Papel fundamental para aprimoramento da atividade científica brasileira
  • Contribuindo para a internacionalização da produção dos estudiosos brasileiros.

Veja mais sobre Como fazer o Currículo Lattes na Plataforma Lattes CNPq no vídeo abaixo.

O CV Lattes  é coordenado pelo CNPq, que por sua vez está ligado ao agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

 

 

PERGUNTAS FREQUENTES sobre o como fazer o currículo Lattes na Plataforma Lattes CNPq

 

1) O que é Currículo Lattes (ou Curriculum Lattes)?

O Curriculum Lattes (CV Lattes) é um dos parâmetros disponíveis na Plataforma Lattes, junto com o sistema de  Grupos de Pesquisa e de Instituições. O cadastro é gratuito e as informações são disponibilizadas publicamente na internet.
Os dados disponibilizados estão relacionados a vida profissional, rede re relacionamentos acadêmicos e as atividades produzidas pelo pesquisador, estudante, professor ou outro profissional.  


2) Porque é importante cadastrar o Currículo Lattes?cnpq-lattes

  1. Importância em registrar sua produção acadêmica e profissional para a sociedade.
  2. O registro do CV Lattes permite registrar o histórico de atividade em plataforma segura, confiável e acessível publicamente.
  3. Importante meio para interagir com outros profissionais, inclusive para a composição de grupos e pesquisa.


3) Porque o cadastro o Curriculum Lattes é relevante servidores públicos?


As informações publicadas pelos funcionários públicos permitem que as instituições possam fazer estudos e assim ampliar as oportunidades de qualificação.


Com os dados atualizados no Lattes é possível identificar as habilidades dos servidores e assim programar ações específicas considerando este perfil.

Também é possível identificar iniciativas pessoais, de empreendedorismo, que podem ser valorizadas pelas instituições.


4) O Currículo contribui para a divulgação do trabalho científico?curriculum-lattes


Sem dúvida, inclusive as informações disponibilizadas na Plataforma Lattes  são utilizadas para selecionar estudantes na graduação e pós-graduação, além de ser pré-requisito para a participação em alguns eventos científicos

 

5) Como imprimir o CV atualizado?

  1.  Na base da tela de atualização, Clique no ícone impressora , disponível na tela de atualização;
  2.  Vá no “Modelo de Currículo” e escolha a opção “Completo”, ou outra que preferir;
  3.  Aperte “Confirmar” para gerar o currículo;




6) Como publicar o Lattes no Google?lattes-google

Você não encontra o seu Lattes na busca no Google. Eis aqui a solução.

  1. Entre no seu currículo e copie o endereço eletrônico do CV disponível ao lado da foto (http://lattes.cnpq.br/?numero?)
  2. Depois vá na página para adicionar url no Google
  3. Coloque a URL do CV Lattes e confirme. Em alguns minutos, geralmente, a página é publicada no Google.

 

7) O que é DOI? Qual sua importância CV?

 

A sigla DOI significa Digital Object Identifier ou na tradução para o português “Identificador de Objeto Digital”. Ele é um código de letras e números que é concedido para toda a produção acadêmica, como artigos (por exemplo), para que tenha uma identificação exclusiva na internet.

A editora do livro, revista ou outra publicação é quem atribui o DOI. Caso seu artigo tenha DOI é importante cadastrar no Lattes.  O preenchimento deste item não é obrigatório no CV, mas é um item importante em como fazer o currículo Lattes na Plataforma Lattes CNPq.

 

8) Como proceder para mudar o primeiro nome no Currículo Lattes?

Envie correio eletrônico para [email protected] com os seguintes dados:

  • Nome completo (incorreto):
  • Nome completo (correto):
  • CPF:
  • RG:
  • Data de nascimento:
  • Filiação:

9) Como fazer para mudar o sobrenome no para as “citações bibliográficas”?

O divórcio ou o casamento, por exemplo, podem acarretar mudança no sobrenome e gerar uma demanda de alteração no Lattes. Vamos ver como fazer nesta situação.

No módulo Dados Gerais, vá ao campo Nome em Citações e coloque o nome correto. Lembre-se de separar com ponto e vírgula um nome do outro.

10) Como recuperar a senha em caso de e-mail incorreto?

Esquecer a senha é comum nos dias atuais. se aconteceu isso com o acesso ao Lattes. Entre no site de recuperação de senha, informe o seu CPF e siga as orientações que serão encaminhadas por e-mail.

11) Como atualizar Currículo Lattes?

As informações devem ser encaminhadas para o CNPq.

Se o próprio CNPq requerer alguma atualização so seu Lattes aparecerá uma barra amarela informando.

Lembrem-se sempre que as alterações devem ser enviadas clicando em ícone específico no Lattes, no “enviar para o CNPq”.

 

12) Qual a melhor visualização de tela do CV?

O CV Lattes tem como melhor resolução a 1024×768. Se quiser modificar a configuração de tela do seu PC, siga os seguintes passos: Vá em configurações, Escolha propriedades com o botão direito do mouse e escolha o tamanho ideal.

 

E aí, gostou do artigo? Agora você está pronto até para ensinar como fazer o currículo Lattes na Plataforma Lattes CNPq. Assim espero…

Qualquer dúvida deixe o seu comentário.


 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie seu comentário
Please enter your name here