Série “Transparência, Informação e Comunicação nas Universidades Federais”

Dados sobre acesso à informação e audiência das universidades federais nos portais institucionais e nas redes sociais é tema de cinco reportagens

seriecris2A interação com os diversos públicos por meio dos canais eletrônicos como os portais e as redes sociais é realidade para as instituições públicas. Nas universidades federais estes recursos são utilizados para informar e dialogar com a sociedade e configuram instrumentos que propiciam o acesso à informação. Neste cenário, monitorar o trabalho desenvolvido nestes meios é fundamental para aprimorar as ações de comunicação.

Considerando este quadro, o jornalista Cristiano Alvarenga organizou uma série de publicações visando contribuir para o monitoramento do desempenho das universidades federais nas mídias digitais e nos canais de acesso a informação. A iniciativa dá continuidade à pesquisa “Gestão da Comunicação nas Universidades Federais: mapeamento de ações e omissões”, desenvolvida no curso de mestrado em Comunicação da Universidade Estadual Paulista (Unesp) até 2015.

A série de publicações trata das seguintes questões e foi publicada de 19 a 23 de setembro de 2016.

1) Audiência das Universidades Federais no Facebook (19/09)
2) Transparência – Ranking do Acesso à informação (20/09)
3) Audiência dos portais institucionais (21/09)
4) Caminho até os portais institucionais (22/09)
5) Os profissionais de comunicação nas universidades federais (23/09)

Veja também dados sobre a Gestão da Comunicação das Universidades Federais. Apresentação na Andifes (1ª Reunião do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais) em novembro de 2016. 

 

Série “Transparência, Informação e Comunicação nas Universidades Federais”
5 (100%) 2 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *