Série “Transparência, Informação e Comunicação nas Universidades Federais”

150

Dados sobre acesso à informação e audiência das universidades federais nos portais institucionais e nas redes sociais é tema de cinco reportagens

seriecris2A interação com os diversos públicos por meio dos canais eletrônicos como os portais e as redes sociais é realidade para as instituições públicas. Nas universidades federais estes recursos são utilizados para informar e dialogar com a sociedade e configuram instrumentos que propiciam o acesso à informação. Neste cenário, monitorar o trabalho desenvolvido nestes meios é fundamental para aprimorar as ações de comunicação.

Considerando este quadro, o jornalista Cristiano Alvarenga organizou uma série de publicações visando contribuir para o monitoramento do desempenho das universidades federais nas mídias digitais e nos canais de acesso a informação. A iniciativa dá continuidade à pesquisa “Gestão da Comunicação nas Universidades Federais: mapeamento de ações e omissões”, desenvolvida no curso de mestrado em Comunicação da Universidade Estadual Paulista (Unesp) até 2015.

A série de publicações trata das seguintes questões e foi publicada de 19 a 23 de setembro de 2016.

1) Audiência das Universidades Federais no Facebook (19/09)
2) Transparência – Ranking do Acesso à informação (20/09)
3) Audiência dos portais institucionais (21/09)
4) Caminho até os portais institucionais (22/09)
5) Os profissionais de comunicação nas universidades federais (23/09)

Veja também dados sobre a Gestão da Comunicação das Universidades Federais. Apresentação na Andifes (1ª Reunião do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais) em novembro de 2016. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie seu comentário
Please enter your name here